História da Paróquia

WhatsApp Image 2023-10-09 at 21.05.38.jpeg
O INÍCIO

A História da Comunidade São Judas Tadeu, em Conselheiro Lafaiete, tem início nos últimos anos da década de 1990 quando o bairro, que então se chamava Tietê, começou a se desenvolver em áreas até então desabitadas. Nessa época, uma moradora, Sra. Mônica do Carmo, solicitou ao então pároco da Paroquia Sagrado Coração de Jesus, Padre Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro, a abertura de uma turma de catequese na comunidade e a celebração de uma Missa mensal. O pedido foi atendido e nascia assim mais uma comunidade daquela Paroquia, cujo Padroeiro escolhido foi São Judas Tadeu, uma vez que a devoção ao Santo já era grande na cidade e seus devotos tinham que deslocar-se para cidades vizinhas sempre que desejavam acorrer à sua igreja.

WhatsApp Image 2023-10-09 at 21.03.14 (2).jpeg
PEDRA FUNDAMENTAL

Em 28 de outubro de 1999 ,em Missa presidida pelo então pároco, Padre Luiz Carneiro e concelebrada pelo vigário paroquial, Padre José Alves da Rocha, foi lançada a Pedra Fundamental da grandiosa igreja de São Judas Tadeu. Na mesma celebração foi  abençoada a primeira imagem deste Apostolo, exposta permanentemente á veneração dos fiéis, doação realizada pelo Sr. Édson Albuquerque para a nova comunidade. Dali em diante as celebrações passaram a ser no local de construção da igreja, todo quarto domingo e todo dia 28 de cada mês, iniciando assim a novena Perpetua mensal que se conserva até hoje.

A IMAGEM

No dia 18 de outubro de 2003 foi abençoada a grandiosa imagem de São Judas Tadeu, com 2,15m de altura, esculpida em madeira e policromada pelo autor Rogério Fernandes, da cidade de São João Del Rei-MG. Depois de percorrer em procissão motorizada as principais ruas da cidade, a imagem foi entronizada em altar provisório, no mesmo lugar em que se encontra seu altar atual.

 

FIM DAS OBRAS E INSTALAÇÃO DA REITORIA

Digno de nota é o esforço dos numerosos devotos de São Judas Tadeu na construção de sua igreja, bem como do Centro de Pastoral, da Secretaria e da Casa Paroquial anexos à ela realizando a doação de todo material necessário, do alicerce ao acabamento.

Em 2007, com a construção da igreja praticamente finalizada foi criada a Reitoria São Judas Tadeu e nomeado como primeiro reitor o Pe. Valter Monteiro da Paixão, que deu o impulso inicial nos trabalhos pastorais, agora com autonomia em relação à Paroquia Sagrado Coração de Jesus. Simultaneamente, continuaram as obras de acabamento da igreja e dos demais espaços. As celebrações passaram a ocorrer todos os domingos e dias santos e a Novena Perpetua e a Festa do Padroeiro foram ganhando cada vez mais destaque e tornando-se mais conhecidas.

Durante a Novena de São Judas Tadeu, no  ano 2009, foram abençoados dois dos três sinos do Santuário, aos quais foram dados os nomes de Nossa Senhora das Graças (médio) e Santa Helena (pequeno). Um ano mais tarde o terceiro e maior deles , que leva o nome de São Judas Tadeu, também foi abençoado e instalado no alto da torre.

DEDICAÇÃO SOLENE

Na Solenidade de Todos os Santos, dia 07 de novembro de 2010,o Arcebispo Metropolitano de Mariana e então presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Geraldo Lyrio Rocha, dedicou solenemente a nova igreja, completamente acabada, e conferiu a ela o título e a dignidade de Santuário Arquidiocesano de São Judas Tadeu.

Na mesma celebração foram encerradas debaixo o altar-mor as preciosas relíquias dos mártires São Pio e Santa Vitória, que professaram a fé e derramaram seu sangue nos primeiros séculos do cristianismo  e também de São Domingos de Gusmão, presbítero, fundador da Ordem dos Pregadores e grande difusor da devoção do Santo Rosário.

A PARÓQUIA

Em fevereiro de 2012 o mesmo Arcebispo nomeou o Pe. Marco Túlio da Paz como novo reitor do Santuário. Em maio daquele ano, Dom Geraldo fez sua primeira visita Pastoral á Reitoria. Tendo conhecido todo o trabalho pastoral desenvolvido, o Sr. Arcebispo decidiu criar a Paróquia São Judas Tadeu e nomear Pe. Marco Túlio como seu primeiro pároco. A celebração solene de instalação se deu em 28 de outubro do mesmo ano.

O JUBILEU

Em razão do grandioso fluxo de fiéis que vão ao Santuário, sobretudo nos dias da Novena e Festa de São Judas Tadeu, e do crescimento dessa devoção, celebrada com piedade e solenidade na sagrada liturgia, a Santa Sé, por meio da Penitenciaria Apostólica e em nome do Papa Francisco, concedeu em julho de 2015 a graça da Indulgência Plenária aos fiéis, que satisfizerem as condições prescritas pela Santa Igreja e visitarem o Santuário e a imagem de São Judas Tadeu anualmente entre os dias 19 e 28 de outubro. Dessa formam, a Festa de São Judas Tadeu tornou-se um Jubileu, isto é, tempo de júbilo,de alegria, de graça abundante de Deus, oferecida pela Santa Mãe Igreja, dispensadora dos dons da salvação.

SEGUNDO PÁROCO

No dia 29 de agosto de 2023, após pedido de afastamento do padre Marco Túlio da Paz por motivos de saúde, o Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, nomeou para ser o segundo pároco e reitor de São Judas Tadeu, o Padre Luiz Roberto de Souza, o Padre Beto. Sua posse canônica foi realizada no dia 18 de setembro de 2023 e contou com a presença de grande número de sacerdotes e fiéis.

E assim a comunidade paroquial de São Judas Tadeu vai trilhando dia a dia o caminho da fé, da esperança e da caridade, atenta á exortação de seu Padroeiro ,em sua Carta: “lembrai-vos dos ensinamentos que vos transmitiram os Apóstolos”.

O BRASÃO

O brasão, símbolo da Paróquia, tem suas bordas vermelhas com fundo amarelo, cores que representam os Apóstolos (sangue e ouro; cruz e glória; martírio e realeza). Na parte inferior o livro aberto é referência à Carta de São Judas na Bíblia. Ao lado, a coroa de louros é o trofeu do vencedor, dado àquele que ganhou a palma do martírio. Na parte superior, cruzam-se a cruz e a alabarda, símbolo do martírio de São Judas, unidas por um laço vermelho, cor dos mártires. Ao fundo a cruz, típica de brasões paroquiais e abaixo a faixa, em verde, com o lema: “In fide Apostolorum”, que, em latim, significa “Na fé dos Apóstolos”.

 

Brasão-removebg-preview.png